Coordenador : Marcus Vinícius Alves de Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390032.2201.284488.24022023
Departamento/Setor: GAG
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A OBRAC tem participação de todos as Unidades da Federação mais o Distrito Federal, com um total de 18.445 participantes (14.620 alunos, 3825 professores e 2797 escolas) nas quatro edições realizadas. Em 2015, 1105 equipes se inscreveram em mais de 600 municípios, distribuídos nas Unidades da Federação do Brasil e no Distrito Federal. Em 2017 foram 395 equipes inscritas, com mais de 200 municípios participando. Em 2019, foram 1513 equipes inscritas, com mais de 400 municípios participando. Em 2021, foram mais de 800 equipes inscritas, com mais de 300 municípios participando.
Local de atuação: LABCART - Laboratório de Cartografia e Geoinformação do GAG - Departamento de Análise Geoambiental do EGG - Instituto de Geociências
Objetivo
Os objetivos da OBRAC 2023 consistem em: +Contribuir para transformar vidas através do incentivo a educação; +Promover a difusão do conhecimento cartográfico em prol da cidadania; +Promover a conscientização da importância da Cartografia como ferramenta para o planejamento e desenvolvimento; +Estimular jovens talentos e trabalhar seus potenciais; +Influenciar na melhoria da qualidade do Ensino; +Estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia, Matemática, Geografia e Física; +Prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; +Prover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas; e +Fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das Geotecnologias.
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as Ciências da Informação Geoespacial ou Geoinformação; portanto, caracteriza-se como uma olimpíada científica nacional inovadora onde considerável parte das atividades são realizadas à distância, por meio da plataforma de ensino Moodle (www.olimpiadadecartografiaead.uff.br). É realizada em equipes, sendo cada uma composta por quatro alunos e um professor (o chefe da equipe). O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o Brasil, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento geospacial para a cidadania, com proposições de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e também, prover aos professores conhecimentos e ferramentas arrojadas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, tais como a Geografia, História e Matemática. A OBRAC tem participação de todas as Unidades Federativas e o Distrito Federal e é voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada de ensino, sendo executada em Etapas e Fases. A 5ª edição da OBRAC (2023) irá propor atividades criativas relacionadas ao mapeamento de recursos naturais e povos tradicionais, com uso de Geotecnologias. Assim, pretende promover uma discussão sobre a importância da Amazônia, uma das maiores riquezas do povo brasileiro, as capacidades espaciais e cartográficas das imagens, abordará questões relacionadas à biodiversidade, floresta e desmatamento, bacia hidrográfica e questões sociais associadas.